“Quando eu pegar esse livro, vou dizer ‘fui eu que escolhi essa letra da capa’. Tenho certeza que tem a minha mão nesse livro.”
Takwỳiti (participante da Oficina de Design Gráfico)
Este projeto gráfico foi desenvolvido durante a Oficina de Design Participativo realizada na aldeia Mãe Maria, dos índios Gavião Parkatejê, com a participação de uma equipe indígena designada para produção e edição do livro.
O principal objetivo do projeto gráfico participativo é o de potencializar o sentimento de apropriação da publicação na comunidade. Durante a Oficina, foram apresentadas todas as etapas de desenvolvimento de um projeto gráfico editorial e a equipe Parkatejê decidiu como seria este livro: paleta de cores, gradeamento, tipografia, elementos gráficos, fotos e desenhos.
O mesmo aconteceu com a capa, que foi desenvolvida dentro de um processo de brainstorming, em que todos participantes apresentaram suas idéias e tomaram as decisões de como seria a capa deste livro. A mim, como designer, coube orientá-los em todo o processo e fazer o “trabalho braçal” de operação das ferramentas usadas no design gráfico. Adicionalmente, ainda fizemos toda a edição de imagens do livro, produzindo fotos e desenhos quando necessário.
Durante toda a minha carreira como designer e tendo produzido dezenas de livros indígenas, esta foi a primeira vez que a publicação foi construída totalmente pela comunidade à qual a publicação se destina. Isso, sem dúvida, consolida o sentimento de que o livro pertence aos parkatêjê, foi produzido por eles e tem a sua identidade.
Tive a honra de ser convidado a participar da festa de lançamento do livro e aproveitei para retribuir realizando um trabalho de fotografia documental (nesta página).
Leia sobre os resultados deste projeto no artigo Pra que levar o Design para a Aldeia Indígena?.
Fotografia Documental
Conheça o trabalho de Fotografia Documental Parketajê realizado durante este projeto:
info
Cliente: Vale S.A. / Associação Gavião Parkatejê
Conclusão: Novembro de 2011
Descrição: Design Participativo Indígena para elaboração e edição do livro Me Ikwy Teje Ri, de autoria do Cacique Krôhôkrenhum, o Capitão.
JOB: Design Participativo, Edição, Impressão e Fotografia Documental.
Posts relacionados:
Projeto de Fotografia Documental Parkatejê.
Leia sobre os resultados deste projeto no artigo Pra que levar o Design para a Aldeia Indígena?.
Veja abaixo algumas páginas internas do livro (clique na imagem para ampliar):