IX Festival Internacional Pachamama

Cinema de Fronteira

Identidade e homenagem

A Identidade Visual do Festival Pachamama de 2018 apresenta um tema gráfico que é pura homenagem.

Nesta edição do Festival, nossa Pachamama, nossa mãe, é brasileira, negra, lutadora e, através dela, homenageei as mulheres que tanto lutaram e lutam para conquistar e manter seu espaço e sua voz.

Quis homenagear também o negro brasileiro, que é parte das fundações da nossa sociedade e que, até hoje, ainda convive com o preconceito racial no Brasil.

A escolha da imagem que dá origem à arte gráfica também é uma homenagem, de certa forma, ao cinema. Especialmente se considerarmos que a fotografia pode ser “a mãe do cinema”…

A imagem criada é baseada em uma fotografia de Alberto Henschel, de 1870, anterior à Lei Áurea. Henschel foi o primeiro fotógrafo do Brasil a produzir “retratos de pessoas de origem africana, escravas e livres, com a diferença de retratá-las à vontade e com dignidade, como indivíduos e não como objetos.” (Wikipedia).

A todas estas homenagens somei as cores, representando a pluralidade cultural e a esperança de um mundo melhor. O resultado não dá pra explicar, é visual e está aí pra você.

Obrigado!