A convite do amigo e cineasta Sérgio de Carvalho, autor do livro Noites Alienígenas, produzi este ensaio fotográfico explorando o tema da obra: o uso de drogas e a dependência química.

São 10 imagens que retratam o universo apresentado pelo autor que, embora esteja contextualizado numa história de ficção, descreve um cenário real das cidades brasileiras.

A cidade, a rua e a periferia compõem o cenário dessas Noites. São locais por ondem circulam corpos magros em busca de sua deusa, a merla (subproduto do refino da cocaína), a quem reverenciam na solidão da noite. Em Noites Alienígenas temos uma ficção contornada pela realidade e construída a partir do atento e instigador olhar crítico do autor.

O medo, a depressão, o delírio, o desepero e a angústia envolvem o dependente, assim como o amor, a fé e o respeito a si próprio. E a falta de todos eles. São estes sentimentos que procurei retratar nestas imagens, que vão muito além do registro documental. Busquei uma abordagem artística e conceitual sobre um tema para o qual muitas pessoas ainda preferem fechar os olhos.

Gui Noronha

Técnica

Este ensaio foi produzido com equipamento digital, porém utilizando técnicas da fotografia analógica. Todas as imagens foram produzidas com apenas um clique, iluminação e tratamento digital básico.

Não foram utilizadas manipulações, sobreposições ou montagens digitais. Apenas recursos que poderiam ser reproduzidos na fotografia química “há cem anos”, com técnicas de iluminação, revelação e ampliação.

As fotografias foram reunidas em uma exposição que foi lançada junto com o livro, em julho de 2011. São ampliações impressas em papel fotográfico, no formato 40x60cm e colocadas em molduras pretas simples, sem passe-partout. Algumas imagens são acompanhadas de citações do livro.